11 de março de 2010

Coluna: Disco da semana


Ando Só Numa Multidão de Amores



Gravadora: Philips
Ano: 1970
Faixas:
1- Molambo (Jayme Florence / Augusto Mesquita)
2- Yo Sin Ti (Arturo Castro)
3- Me Deixe Só (Roberto Menescal / Maysa)
4- Chuvas de Verão (Fernando Lobo)
5- Três Lágrimas (Ary Barroso)
6- Assim Na Terra Como No Céu (Roberto Menescal / Nonato Buzar / Paulinho Tapajós)
7- Eu (Marcos Valle / Paulo Sérgio Valle)
8- Suas Mãos (Antônio Maria / Pernambuco)
9- Bonita (Tom Jobim / Ray Gilbert)
10- Resposta (Maysa)
11- Que Eu Canse e Descanse (Marcos Valle Paulo Sérgio Valle)
12- As Praias Desertas (Tom Jobim)
13- Quando Chegares (Carlos Lyra)

Análise:
 Ando Só Numa Multidão de Amores é um dos discos de maior expressão em toda carreira de Maysa. De título célebre e capa antológica é um LP essencialmente romântico, porém sem dúvidas o mais sofisticado e contemporâneo de toda sua carreira. O disco possui arranjos sofisticados de Roberto Menescal e Luiz Eça, que lhe conferem uma aparência conpletamente moderna. Maysa gravava tanto canções de compositores consagrados como Ary Barroso, Fernando Lobo, Tom Jobim e Antônio Maria como de compositores jovens da MPB. Nele, a cantora retorna ao boleros com "Molambo" e o bolero mexicano "Yo Sin Ti" que abrem o LP. Maysa também faz regravações de clássicos de sua carreira como "Suas Mãos" de Antônio Maria, "Resposta" de sua autoria, e "As Praias Desertas" de Tom Jobim. Seguiam-se interpretações magistrais para clássicos como "Chuvas de Verão" de Fernando Lobo e "Três Lágrimas" de Ary Barroso. Havia também uma soberba interpretação para Bonita, em inglês, versão definitiva de Maysa. A compositora aparecia apenas em duas músicas: a autobiográfica "Me Deixe Só", em parceria com Menescal, e a regravação de "Resposta". Era um ‘resgate pessoal’ como a própria Maysa diria, um disco verdadeiramente esplêndido, muitíssimo bem produzido e irretocável, que arrancou muitos elogios da crítica. A Philips investiu alto em divulgação, porém, em um ano que os sucessos da temporada seriam as patriotadas idiotas como "Eu Te Amo Meu Brasil" e "Pra Frente Brasil", o álbum de Maysa infelizmente acabou passando despercebido pelo público e logo foi tirado de catálogo pela gravadora. Mas nada disso pode ofuscar a beleza e a sofisticação de Ando Só Numa Multidão de Amores, o disco definitivo de Maysa.


Download

5 comentários:

  1. Esse disco é fantástico, pura nostalgia... Faço minhas as palavras da jornalista Lilian Neubarth: "Maysa iniciou o canto há 54 anos, morreu há 33, mas convenhamos, ouví-la assim é tão moderno!".

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto.....esse disco é demais....maravilhoso....

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Amigos!!!
    ''Ando só numa multidão de amores'' é um disco mil léguas a frente de nós, são quarenta anos de lançamento que mais parecem 4 meses. Viva MAYSA!

    ResponderExcluir