9 de julho de 2010

Registro Histórico: Maysa nas telas de cinema


Maysa nas telas de cinema


Naquele ano de 1958, Maysa alçada a categoria de estrela nacional, veria seu nome se tornar sinônimo de sucesso, disputada ela daria o ar de sua graça em quatro longas nas telas de cinema: Matemático zero, amor dez, de Carlos Hugo Christensen; O cantor e o milionário de José Carlos Burle; O batedor de carteiras, de Aloísio Tide de Carvalho; e O camelô da rua larga, da dupla Hélio Barroso e Eurípides Ramos.

Sua presença em tais filmes, seguia uma bem sucedida fórmula de marketing da época, a aparição de Maysa nos longas, restringia-se à interpretação de algum número musical. Na época, a televisão ainda era um privilégio para poucos, as participações de cantores nas populares chanchadas era praticamente a única oportunidade do grande público, humilde, em poder ver os grandes ídolos do rádio em cena.

Em O camelô da rua larga, Maysa entrava em cena, em meio a uma turma de bailarinos, cantando um de seus maiores sucessos – "Ouça", em playback. O filme receberia a seguinte crítica na página de cinema assinada pelo jovem Ignácio de Loyola Brandão no jornal Última Hora: “O filme é ruim. Se tem diretor, então desconhecemos o que sejam as funções de direção. Salva-se apenas a música “Ouça” cantada por Maysa.”

Como recordaria Aloísio de Carvalho – “Uma mão lava a outra. Isso fazia os artistas venderem mais discos, e por outro lado, nos ajudava a levar mais gente para o cinema.” Ele foi o responsável por convidar Maysa para uma aparição em seu O batedor de carteiras, estrelado pelo comediante Zé Trindade, cujo personagem era um punguista que se passava por colunista social. No filme, além da ilustre aparição de Maysa, também deram o ar de sua graça a atriz Henriqueta Brieba e o sambista Jackson do pandeiro.

“Marcamos a gravação com Maysa para um final de tarde, mas ela só chegou ao estúdio no meio da madrugada, quase de manhã. Eu havia preparado um cenário com colunas gregas e feito uma marcação de luz para que ela andasse em cena enquanto cantava. Porém, Maysa já chegou um pouco alta e ainda mandou o contra-regra comprar um litro de vodka para ela. A marcação original, foi pras cucuias.” Relembraria Aloísio entre sorrisos, em depoimento ao biógrafo de Maysa, Lira neto.

“O Aloísio, me deixa encostada aqui nessa coluna.” Pediu Maysa, tão logo ouviu os primeiros acordes da canção "Meu Mundo Caiu" tocando ao fundo, em playback. E lá ela ficou, com os ombros encostados na coluna grega. Bom ou ruim, o filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano. As duas sequências, bem ao estilo dos anos 50, mostram uma jovem e linda Maysa, de apenas 22 anos – na cena de O camelô da rua larga, ela vestia um tomara-que-caia de cor escura com um colar de pérolas autênticas que davam seis voltas no pescoço, além dos brincos, também de pérolas. Já, na sequência de O batedor de carteiras ela veste um modelo estampado com alças, acinturado, com saia do tipo tulipa, no cabelo, uma franja levemente caída sobre a testa lhe garantia um ar jovial.

Abaixo, estão os dois números musicais de Maysa em O camelô da rua larga e O batedor de carteiras, interpretando – Ouça e Meu Mundo Caiu – respectivamente. Os vídeos são uma ótima amostra de Maysa, e do cinema brasileiro nos anos dourados.

O camelô da rua larga (1958)


O batedor de carteiras (1958)


Consulta bibliográfica: "Maysa - Só numa multidão de amores" (Lira Neto)

4 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaa gente, que máximo esse vídeo. d++++++++ mesmo... que bom q vocês conseguiram....obrigadaaaaaaaaaaaaaaa
    Será que vcs tbm conseguiriam os outros dois vídeos, dos filmes "Matemático zero, amor dez" e "O cantor e o milionário", se nao for pedir muito? rsrs
    um beijo pra vcs

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes por você ter gostado Rafaela, muito obrigado!!!
    Olha, tentamos sempre de todas as formas encontrar novos materiais audiovisuais de Maysa, sejam de filme ou não, infelizmente, ainda não encontramos vídeos destes longas, mas...continuamos na procura!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ah, tudo bem pessoal.... vou torcer aqui para que encontrem novidades.....um grande beijo e um abraço esmagadinho....

    ResponderExcluir