14 de setembro de 2010

Coluna: Música da semana

Por Vitor Dirami

"Me Deixe Só"


Título: “Me Deixe Só”
Autores: Maysa e Roberto Menescal
LP: Ando Só Numa Multidão de Amores (1970)

Análise:
“Me deixe só, errada e complicada.”
Ela voltava, quem volta demora muito a voltar. Mas ela voltou. A Maysa compositora voltou – ainda mais bela, mais inspirada, mais lírica, mais apaixonante – e pedia para ficar só, com sua amiga solidão. A Maysa compositora voltou depois de longa ausência, se bem que ela jamais foi embora, Maysa imprimia sua letra em todas as músicas que cantava. Sejam elas de sua autoria ou não, ela se apropriava, roubava, tomava a música como sua. De que importa? Ela as cantava como se fossem suas, não é uma ilusão ou qualquer tipo de engano, é a mais pura sinceridade, a sinceridade da Maysa compositora.
“Me Deixe Só” era sua primeira composição inédita após quatro anos de jejum. Com letra de Maysa e melodia de Menescal. Era também sua única com composição com Roberto, não haveria outra, esse é um dos vários motivos que fazem desta, uma de suas mais especiais canções. A canção, já iniciava com um desabafo:
“Olha,
não vou querer mais
não vou poder mais
seu olhar na minha vida
essa tua calma companhia
me deixa só
errada, complicada
não quero essa tua paz
de nada me adianta tua voz
e me cansa teu eterno perdão
embora eu queira tanto o teu peito amigo
meu amigo.”
 Uma amizade tão sincera que resulta numa canção tão bela como “Me Deixe Só”, me calo e sento como espectador diante de tanto carinho e amor. Apenas rogo:
Maysa, não nos deixe só, venha conosco ficar
“E junto a mim venha ficar, e junto a mim venha ficar...”




Um comentário:

  1. Gente, muito boa essa análise.. essa música, pra mim, é uma das mais lindas que Maysa já fez....
    Fiquei contente quando a vi analisada no Blog.
    "Não imponha tua mão no meu caminho
    Eu prefiro amar tua distância
    A morrer em outra despedida
    A ir morrendo em outra direção"
    Brigadaaaaa
    bjosssssssssss

    ResponderExcluir