8 de outubro de 2010

Coluna: Música da semana

"If I Forget You"


Autor: Irving Caesar
Álbum: Maysa Sings Songs Before Dawn (1961)

Análise:
“Eu nunca vou esquecer você / mas deveria esquecer você / então deixe meus olhos esquecerem / que eles tem visto o dia, meu amor.” Maysa canta o verso como se narra-se um estado de espírito – e talvez realmente fosse – poderia ser um recado à algum amor que ela jamais fosse esquecer. Maysa interpreta "If I Forget You" (Se Eu Esquecesse Você) com a dor de quem já viveu aquele sofrimento narrado – “E talvez eu nunca encontre uma mão amigável, para saudar meu amor / e deixe este meu coração esquecer que deve bater, meu amor.” – tudo que está escrito naquela letra traduz Maysa, assim como cada verso de música que saia pela sua boca.
Assim como aquele coração rasgado que admite o seu sofrimento por jamais esquecer o grande amor, Maysa nos transpassa toda a emoção, a ternura e a dor da letra. É preciso esquecer, mas eu nunca vou te esquecer meu amor. Não se esquece um grande amor, é impossível, assim como esquecer o aroma da  flor. Só quem já viveu e já passou por tudo isso pode entender, mas é algo universal, inevitável e por isso todos um dia já disseram – ou ainda vão dizer – que jamais vão esquecer um grande amor.
É incrível como Maysa consegue transmitir sua mensagem principal mesmo cantando em outros idiomas. Mesmo em Inglês, Francês, Espanhol, Italiano (que seja!) ela sempre conseguiu transpassar a dor e alegria da emoção, como se tivesse vivenciado tudo aquilo. “If I Forget You” do LP Maysa Sings Songs Before Dawn é um dos melhores exemplos desta arte interpretativa sincera e emocionada. Qualquer pessoa, mesmo aquela que não tenha o mínimo conhecimento do Inglês consegue reconhecer os sentimentos e a emoção ali impressa. Não há erro, é a mesma Maysa – aqui ou em qualquer lugar do mundo – e ponto final.



Um comentário:

  1. Como sou cara-de-pau venho comentar depois de milênios, ;D. E só por um motivo, essa é uma das minhas preferidas desse disco!!

    Ah se eu esquecesse você, canta Maysa, mas por favor não se esqueça de nós. Fique conosco, pois eu mesmo já posso dizer: Eu não posso, nem mesmo que eu queira, me esquecer de você.

    ResponderExcluir