30 de setembro de 2011

Coluna: Disco da semana


Disco da semana

Love Story


Ano: 1971

Gravadora: Philips

Faixas:
1-     História de Amor (Love Story) (Theme from Love Story)
2-   Homem de Bem (César Costa Filho / Aldir Blanc)

Análise:
Em 1971, um episódio desgastante, daria origem a um novo disco de Maysa. Naquela época, a cantora fazia parte do casting da Poderosa Phonogram, que havia reservado para ela a gravação de “Love Story”. André Midani, o poderoso chefão da gravadora naquele tempo, havia encomendado ao compositor e jornalista Nelson Motta, a versão em português para a melosa “Love Story” de Francis Lai e Carl Sigman, que andava no topo das paradas de sucesso do mundo inteiro, por ser tema de um clássico do cinema dos anos 70: Love Story. O filme ultra-romântico, fazia um sucesso estrondoso de bilheteria, as custas de um dos romances mais tristes e dolorosos da história do cinema. A música tema, não fugia a regra.
Quando André Midani encomendou a versão de “Love Story”, Nelson Motta detestou, porque achava a música de cafonice extrema, mas acabou fazendo a versão, não sem antes pregar uma peça no amigo Paulo Garcez, que levaria os créditos pela versão da canção norte-americana. Ficou mesmo bem cômica uma música melosa daquelas, assinada por um quase lorde, como era Paulo Garcez.
Maysa, que sabia muito bem o que cantava, recusou de cara gravar “Love Story” por acha-la inadequada ao seu repertório. No mesmo instante, a gravadora brandiu o contrato no ar, que tinha uma cláusula em que a cantora era obrigada a gravar canções recomendadas pela sua direção. Maysa gravou “Love Story” para não pagar multa, mas já saiu do estúdio com a carta de demissão assinada. Este seria mais um dos vários embates que ela teria com suas gravadoras ao longo da carreira e mais um dos motivos pelos quais ela se afastaria da carreira, muito em breve.
“Love Story” não parece ser uma música ruim e é até bem bonita na voz de Maysa, apesar do tom melodramático e bastante piegas, pelo qual acabou ficando com aquela imagem de cafona. Este seria um trabalho que a cantora renegou pelo resto da vida. No lado B do compacto, estava uma ótima versão para o  bonitinho sucesso “Homem de Bem” da dupla de mais sucesso ainda – César Costa Filho e Aldir Blanc. “Se eu quiser que as pessoas / me apontem como sendo homem de bem / é preciso esquecer que ainda ontem / eu não tinha moral nem vintém...”. Apesar da péssima qualidade da gravação que chegou até os nossos dias, a música que foi sucesso na trilha sonora da novela O Cafona (1971), ficou maravilhosa na voz de Maysa.
Pelo que podemos ver, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Download:


Nenhum comentário:

Postar um comentário