6 de junho de 2012

Especial: 76 anos de Maysa


Feliz aniversário, Maysa.




O nome da mulher é Maysa. E que mulher! Ah, falando nisso, saudades dela...hoje é seu aniversário e me sinto tão contente. Sabe, eu gosto de aniversários, gosto de Maysa. Não sei porque, mas o aniversário de Maysa me lembra vida, renascimento, me deixa feliz. Tento imaginar como estaria Maysa velinha hoje em dia. Estaria cantando? Vivendo? Amando? Sendo feliz? Olha, pra ser sincero eu não consigo imaginar a Maysa velinha, pelo menos não velinha dessa forma que a gente enxerga os idosos...Ela era tão ativa, expansiva, atuante, enérgica, inquieta. É, não dá pra imaginar Maysa velinha. 
Mas, dá pra imaginar Maysa vive (e é bem diferente). Eu gosto de imaginar Maysa viva, como a minha imaginação voa...Maysa era absolutamente demais. Viveu poucos anos, mas demais. Viveu alegrias, desgostos, amores, desamores, glórias e fracassos. No seu caso, a idade cronológica é apenas um detalhe, um detalhe que se torna pequeno demais e descartável se formos parar pra ver o quanto Maysa viveu e fez, muito mais do que não viveu e deixou de fazer.
Acho que a máxima de um aniversário é isso. Celebrar a vida, as conquistas, olhar o passado, imaginar o futuro, o quanto fizemos e ainda vamos fazer. E neste aniversário de Maysa, todos estes requisitos são detalhadamente cumpridos. Como se não bastasse ser uma mulher fenomenal, dessas que a gente só costuma ver no cinema e ler nos livros, Maysa ainda conseguiu de quebra ser uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Que mulher!
O nome de Maysa nunca vai morrer. Imaginando o futuro, tenho certeza de que pelos próximos anos (e muitos e muitos) ela vai continuar encantando gerações, embalando corações, apaixonando uns e outros por aí ao redor do mundo. Como era sua especialidade. E olha, disso eu entendo muito bem.
O nome de Maysa vai estar pra sempre inscrito no panteão da música nacional, nem melhor ou pior que ninguém. Apenas Maysa. Por mais que digam o contrário, uma vez Maysa, sempre Maysa! Não tem jeito, ela foi demais mesmo, ninguém pode com Maysa.
É, acho que acabou. Sinceramente, espero que tenha conseguido dizer tudo o que eu queria nesta data tão querida. Pra finalmente poder dizer, parabéns, Maysa.

Vitor Dirami



"Não foi apenas uma grande cantora, uma compositora de talento; foi uma poeta de alta qualidade. Desafio quem quer que seja a permanecer indiferente diante desses versos que são o retrato e o roteiro de um ser humano excepcional: "Entrei pela noite com meu peito aberto". [...] Maysa fará com que todos por fim a entendam, respeitem e amem essa que foi "uma flor silvestre", única e sem igual. [...] Foi um clarão de beleza, sua luz permanece."

Jorge Amado




A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do caminho.


Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era pra vocês,
eu continuarei sendo.

Me deem o nome 
que vocês sempre me deram, 
falem comigo 
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo 
no mundo das criaturas, 
eu estou vivendo 
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene 
ou triste, continuem a rir 
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi, 
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo 
o que ela sempre significou, 
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora 
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora 
de suas vistas?

Eu não estou longe, 
apenas estou 
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."


Santo Agostinho




"Que longa caminhada a minha!
Fui em busca, de beijo em beijo
que enganassem
o tempo das cansadas idas,
que me dessem forças pra seguir na vida
e conhecer a hora e saber ficar!
Pena que essa estrada
me assustasse tanto
que ainda hoje com um
imenso espanto."




Maysa Figueira Monjardim
(06/06/1936 + 22/01/1977)


2 comentários:

  1. Lindo!adorei...também não consigo imaginar ela velhinha rsrs ai que saudades da Maysa,ela fez e faz parte dos momentos da minha vida,dos bons e ruins,sempre me entendendo...Fico imaginando,como ela pode me entender assim?suas composições,sua voz e interpretação me emociona de uma forma que não há como explicar.
    Só queria poder abraça-la e dizer o quanto ela é importante para mim e que se estou aqui é graças a ela, que me ensinou a ter força e aguentar qualquer sofrimento ,me ensinou que cantar não é apenas emprestar ou alugar sua voz para a letra e melodia,e sim libertar seus sentimentos.
    Sou da nova geração de fãs de Maysa (14 anos) e já estou perdidamente apaixonada por ela,mesmo não tendo vivido na mesma época,Maysa,é aquela estrela que nunca vai parar de brilhar!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente lindo!
    Maysa sempre continuará viva tanto em suas músicas quanto nos nossos corações!

    ResponderExcluir