24 de abril de 2010

Especial: Di Mônaco apresenta Maysa


Di Mônaco apresenta Maysa


Em agosto de 1972, Maysa estrearia na boate Di Mônaco em São Paulo uma de suas mais polêmicas temporadas. Quando o show estreou no dia 15 de agosto foi algo totalmente surpreendente, Maysa entrava em cena mais ousada do que nunca, deixando a platéia boquiaberta. Belíssima, ela aparecia com plataformas de pasmem  mais de 20 centímetros; e um vestido rosa-choque com uma enorme fenda na lateral. Sensualíssima e provocante ela se sentava sobre o piano e cruzava as pernas deixando a plateia acuada com a visão de suas pernas inteiramente nuas. Com o inseparável copo de uísque à mão, recitava poemas e citava trechos marcantes de entrevistas concedidas à imprensa ao longo da carreira, além de lançar vários impropérios ao microfone, divertindo e assustando os espectadores ao mesmo tempo.

Debochada, fazia uma imitação de Elis Regina cantando "Arrastão" e rodopiando os braços como a própria Elis fizera no histórico festival da TV Excelsior de 1965, e ainda ameaçava cantar "Detalhes", o hit do momento da dupla Roberto e Erasmo Carlos, mas após os primeiros versos da canção dava sinal ao maestro Guto Graça Mello parando de repente e gritando ao microfone: ‘Chega, não aguento mais essa música.’

Maysa parecia querer chocar cada vez mais o público. Para a segunda parte do espetáculo ela voltava ao palco com um vestido preto, o detalhe principal era que ainda nos camarins ela achara que a roupa estava lhe apertando nos quadris e simplesmente rasgou o vestido nas laterais improvisando um modelo semelhante ao anterior.

O repertório era inédito e surpreendente: Maysa interpretava músicas de Milton Nascimento ("Nada Será Como Antes"), Chico Buarque ("Atrás da Porta") e Caetano Veloso ("A Tua Presença Morena"), canções que ela jamais registraria em disco e somente a plateia da Di Mônaco teria a oportunidade única de ouvir. Na já famosa interpretação para "Ne Me Quitte Pas", Maysa terminava de joelhos no palco como num apelo sem resposta. A plateia em êxtase tinha que se recompor para depois finalmente aplaudi-la.

Pouco tempo antes da estréia, a temporada foi adiada várias vezes, Maysa chegara a comunicar aos jornais que o futuro namorado Carlos Alberto havia saído da produção do show, em seu lugar entraria André Valli; a direção artística ficara a cargo de Raul Cortez e a musical sob a batuta do maestro Guto Graça Mello. Contrariando o que dissera aos jornais, Carlos Alberto continuava na equipe após contornado o desentendimento. No show, ele dividia o palco com Maysa, declamando poemas e textos especialmente escritos para o espetáculo, além disso era ele quem soprava as letras das músicas e poemas no ponto eletrônico, pois Maysa estava encontrando cada vez mais dificuldade em decorar os números, diria Carlos Alberto ao biógrafo de Maysa, Lira Neto. Porém o aparelhinho pré-histórico resolvia parar de funcionar justo nos momentos de maior necessidade e então ocorriam pequenas gafes engraçadas durante o show; se o ponto enguiçasse justamente na hora em que ela estivesse cantando, Maysa parava e dizia ao microfone: ‘Carlos Alberto? Carlos Alberto? Fala mais alto que eu não estou ouvindo porra nenhuma.’

Com grandes doses de ousadia e polêmica, era de se esperar que a temporada na Di Mônaco se tornasse um grande sucesso, poucas vezes o público pôde ver Maysa de forma tão provocante e ácida. Porém, a badalada temporada paulistana foi interrompida três dias antes do término, em 12 de setembro, por motivos nebulosos, noticiaram-se várias suposições, nenhuma confirmada. A verdade é que Maysa foi internada mais uma vez para tratamento de desintoxicação alcoólica, ao sair da clínica, em meados de outubro, assumiu de vez o relacionamento com o ator Carlos Alberto.

(Consulta bibliográfica: Maysa – Só Numa Multidão de Amores, de Lira Neto)


7 comentários:

  1. Nossa, esse show deve ter sido fantástico! A escolha do repertório, o figurino, essa cabeleira armada e obviamente a acidez de Maysa, devem ter feito dessa temporada, uma experiencia única pra quem assistiu... Ah, se nós pudessemos voltar no tempo, que invejaaa hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Digo o mesmo que você João Victor!
    Foi uma temporada inesquecível para quem viu e hstórica em todos os sentidos. Belíssima, autêntica, polêmica e também ácida...divinamente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Maysa era e é,completamente apaixonante....também adoraria ter estado nesse show.....

    ResponderExcluir
  4. Também daria tudo para ter estado lá! Grande Maysa!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que esse show deve ter sido, muito bom , pelo jeito dela na foto, devia estar bem animado!
    Daria tudo para estar lá! Grande Maysa! Meu Deus!

    ResponderExcluir
  6. Estou encantada com voz de Maysa, assisti o seriado Maysa Monjardim e pude conhece um pouco do seu repertório e suas Histórias..
    Seja Feliz onde estiver encontre a Paz o Amor e Compreensão que tanto procuravas aqui a Terra.

    ResponderExcluir