31 de maio de 2010

Coluna: Música da semana


"Castigo" / "Fim de Caso"


Título:
Autoria: Dolores Duran
LP: Maysa (1974)

Análise:
‘Eu desconfio que o nosso caso está na hora de acabar, há um adeus em cada gesto em cada olhar, mas nós temos é coragem de falar.’

"Fim de Caso" já estava fadado a se tornar um sucesso, era uma música que já nascia como um clássico da MPB. Um dos maiores sucessos da incrível obra da saudosa Dolores Duran. Maysa já havia registrado "Castigo" no LP Maysa é Maysa...é Maysa, é Maysa! de 1959, mas agora, quase 15 anos depois, era hora de prestar uma homenagem póstuma à Dolores. Em clima de nostalgia, Maysa montou um revival para o LP Maysa de 1974, casando os versos de "Fim de Caso" aos de "Castigo", num singelo pot-pourri, delicado, que aos nossos ouvidos acaba passando despercebido o fato de serem duas canções, ao invés de uma só.

O emocionante revival, resultaria em uma das melhores e mais sinceras interpretações de Maysa. "Fim de Caso" retrata as angústias rotineiras de Dolores Duran sobre o fim do casamento com Macedo Neto nos versos contritos ‘Tenho pensado e Deus permita que eu esteja errada, mas eu estou desconfiada que o nosso caso está na hora de acabar.’ Já "Castigo" cristaliza a dor da separação do casal, explícita por Dolores nos versos agoniados ‘Você se lembra? Foi isso mesmo que se deu comigo, eu tive orgulho e tenho por castigo, a vida inteira pra me arrepender.’

"Castigo" e "Fim de Caso" são canções intimistas, por retratar em versos, as dores e aflições de sua autora. São canções que requerem uma interpretação sincera por carregar em sua letra toda uma carga de emoções vividas. Tudo isso, somado à personalidade passional de Maysa criou de imediato uma identificação mútua entre a música e a intérprete, Maysa realmente se apropriou do lamento de "Fim de Caso" e da auto-punição de "Castigo" como se fosse obra dela mesma.

Mas quem nunca se viu diante de um fim de caso? Ou então se punindo como castigo, após uma dolorosa separação. ‘Nós já tivemos a nossa fase de carinho apaixonado, se fazer versos de viver sempre abraços, naquela base do só vou se você for.’ Não, realmente não há ninguém que não tenha vivido a tristeza, e é aí que entra o dilema, a dúvida, a punição, o castigo e a dor, talvez por isso haja tanta identificação entre a canção e Maysa, seu lamento parece o próprio lamento de Maysa, um lamento de tantos amores idos e vindos, de tantas paixões e casos terminados. Para todos os corações apaixonados, "Fim de Caso" e "Castigo" pode soar como velha nostalgia sobre amores do passado, amores terminados e corações despedaçados. Mas por mais que o tempo passe e o vento carregue as lembranças do passado, sempre há de pairar uma dúvida sobre a cabeça.

'Se eu soubesse, naquele dia o que sei agora, eu não seria esta mulher que chora, eu não teria perdido você.'


2 comentários:

  1. adoro fim de caso *__* ♥
    a música é leve, linda, plena, divina mesmo de dolores e cantada pela may, é lindooo!
    ainda mesclada com castigo, aí fica + lindo aindaa!
    but, só um errinho à toa, como a música bossática da may: ñ é disco de semana, e sim musica da semana, como vcs falam aí!!!!
    bjoks !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela correção, ficamos felizes que gostou!

    Beijos!

    ResponderExcluir