31 de outubro de 2011

Coluna: Música da semana

Música da semana

"Felicidade Infeliz"


Autora: Maysa
LP: Convite para ouvir Maysa Nº 2 (1958)

Análise:

“Felicidade, deves ser bem infeliz, anda sempre tão sozinha, nunca perto de ninguém...” Apesar da irônica personificação da tão famosa felicidade, havia algo de muito melancólico naquela música em que o título já era uma antítese – “Felicidade Infeliz”. Uma dos maiores sucessos da carreira de Maysa, e uma de suas melhores composições, a cantora lançou mão de duas figuras de linguagem para falar de um sentimento tão corriqueiro, como raro em suas canções – a felicidade. Maysa julgou a felicidade, bastante infeliz, por ser sempre sozinha, nunca perto de ninguém e como se a felicidade fosse um ser humano, Maysa quer fazer um trato com ela, quer ao menos um retrato da felicidade, quer ver como ela é,  já que Maysa não a conhece.
“Esteja bem certa porém, que o destino bem cedo fará, com que teu rosto eu vá esquecer...” a escrita maravilhosa de Maysa, atinge seu ápice nesse verso da canção. Mesmo que ela conheça a  felicidade, ela já sabe que o destino fará com que esqueça seu rosto em breve. Isso significa – e muito – que mesmo com que Maysa experimente o gosto da felicidade, que ela possa gozar deste momento, ela sabe que essa felicidade vai passar, que uma hora ela vai embora.
E no último verso da canção, a cantora se resigna com a própria felicidade – “Felicidade não chore que ás vezes é bom a gente sofrer.” Soa como se fosse um conselho para si mesma. Uma música tão inteligente, que usa da ironia e de uma certa graça bem peculiar, ganhou uma roupagem densa e carregada de cordas das mãos do excelente maestro Enrico Simonetti.





Um comentário: