15 de março de 2013

Especial: Maysa em O Cantor e o Milionário (1958)

O Cantor e o Milionário


Em 1958, Maysa faria uma participação especial no longa-metragem O Cantor e o Milionário, dirigido por José Carlos Burle. Aquela seria a segunda, das três aparições que Maysa fez em filmes no ano de 1958. O Cantor e o Milionário era uma comédia fantasiosa que contava a história de dois tipos bem distintos, um cantor brincalhão (Luiz Delfino) e um banqueiro sisudo (Anselmo Duarte), unidos pelo amor à esposa do segundo (vivida por Eva Wilma), se submetem a uma troca de personalidades provocada por um médico psicanalista (Felipe Wagner), o roteiro era inspirado no conto fantástico Avatar, de Théophile Gautier.


O elenco de peso, era formado por Anselso Duarte, Luiz Delfino, Eva Wilma, Paulo Goulart e a cantora/atriz Marlene; infelizmente, Maysa não chegou a contracenar com a outra diva da canção brasileira. A participação de Maysa limitava-se apenas à um número musical, no qual ela cantava em playback a música "O Que?", de sua autoria, sucesso gravado no ano anterior no seu segundo disco. O cantor Almir Ribeiro dublou o ator Anselmo Duarte nas cenas musicais, infelizmente, sua carreira ascendente foi interrompida quando ele faleceu em 18 de fevereiro de 1958; afogado numa praia de Punta Del Leste, Uruguai, onde fazia temporada. Almir Ribeiro tinha menos de dois anos de carreira, mas já se firmava no cenário musical da época, Maysa fora uma de suas maiores entusiastas e também uma das últimas a vê-lo ainda em vida, em Punta Del Leste.

Apesar de ser muito pouco lembrado nos dias de hoje, O Cantor e o Milionário foi um dos grandes sucessos do cinema nacional naquele ano, uma comédia elegante, com toques súteis de humor, onde se podem ver grandes astros do nosso cinema e televisão ainda jovens e no começo de suas carreiras. Produzido pela Cinematográfica Guarujá, a música do filme ficara à cargo do maestro Enrico Simonetti; responsável pelos arranjos dos dois discos anteriores de Maysa. A participação dela, apesar de pequena, teve bastante destaque na divulgação do filme. As filmagens se deram na cidade de São Paulo, e também a estreia, no dia 21 de julho de 1958.


2 comentários:

  1. Só uma pequena correção: no filme Anselmo interpreta o cantor. O banqueiro sisudo é interpretado por Luiz Delfino,e há uma troca de personalidades entre eles, graças ao trabalho de um psicanalista interpretado por Felipe Wagner.

    ResponderExcluir