17 de maio de 2010

Coluna: Música da semana


"Deserto de Nós Dois"

Autor: Maysa / Enrico Simonetti
LP: Convite Para Ouvir Maysa Nº 4

Análise:
‘As praias desertas nos esperam, estão desertas de nós, o mar nos esta chamando, sentem saudade de nós dois.’

Uma das mais belas letras compostas por Maysa, com música do arranjador e maestro italiano Enrico Simonetti, amigo de Maysa. Bela e nostálgica. São alguns dos adjetivos em que posso classificar "Deserto de Nós Dois", uma canção que faz jus à um disco não menos grandioso e imponente. Com uma sonoridade que favorece o clamor nostálgico de Maysa, a orquestração imponente beneficia a sua voz, que parece ecoar, retumbando o lamento sintomático da música "Quanto tempo ainda vamos ficar, desertos de nós dois?"

Porém, os versos não são de todo dramáticos, há uma esperança, os laços ainda não se partiram "Por isso é que a vida passando me diz que é inútil chorar, pois sei que é meu o carinho que você tem medo de dar"; pois a vida passando e levando consigo as palavras jogadas ao vento, que nos batem gritando que o grande amor não morre, há de prevalecer por toda vida.
E ela vem, Maysa vem gritando aos nossos ouvidos todas essas palavras que jogamos ao vento. Vem o mar batendo aos pés, vem a areia dançando ao vento, vem o crepúsculo. E quando não se imagina, ela surge no horizonte, belíssima, clara, límpida surge como uma deusa, como uma verdadeira musa. Estonteando, encantadora  E não mais que de repente ela vem e vem cantando seu sintomático lamento.

"Quanto tempo ainda vamos ficar
 Desertos de nós dois?
 Desertos de nós dois?
 Desertos de nós dois..."

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa nova linha de análise musical, esmiuçando verso por verso. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Procuramos sempre a renovação/reivenção João Victor...muito obrigado!

    ResponderExcluir