25 de junho de 2010

Estilo: Maysa em letras


Maysa em letras


E me deram a difícil missão de definir Maysa, dissecar Maysa em letras. Seria possível? Não seria uma missão inútil? Como decifrar uma mulher de tão complexos sentimentos, um ser humano povoado por várias emoções enlaçadas como num turbilhão. Uma alma emaranhada por emoções confusas, preenchidas por uma inteligência espantosa, dotada de um talento brilhante. Não disseco Maysa, não definiria Maysa, não saberia e nem é de minha vontade realizar tal feito pois poderia lhe definir erroneamente. Prefiro que todos continuem com suas opiniões sobre o mito Maysa, uma única definição seria perigosa demais.

Uma cantora singular em todos os sentidos, intérprete de mil faces. Passional, emocionada, arrebatadora, por vezes dramática e trágica. Ou até animada e contagiante. Maysa era a mulher que ia com a coragem de quem e vai e regressava com o orgulho de quem volta. Por isso digo que não saberia lhe responder a primeira questão...talvez, sua melhor definição viria dela própria, porém, um dos que mais chegou perto desta, teria sido o poeta exagerado, Cazuza“Maysa é o futuro. O futuro do amor como flor, como luz.”

Seria tão mais fácil definir a música de Maysa, ficaria com esta tarefa, apesar, de ainda querer me aventurar pela primeira questão. A música de Maysa é um canto interior, um canto que vem pela boca mas nasce na alma, o som do coração, palavras colhidas ao vento. A Maysa compositora é tudo de mais verdadeiro que possa aver, pois Maysa compunha com o coração, mergulhada naquele mar de sensações, envolta por um turbilhão de sentimentos. O brilhantismo de Maysa consistia em transformar em letra sua dor, seu amor, todo aquele turbilhão de sentimentos.

Um canto que é de forma universal, ela sabia que também cantava a dor de todos os homens. É daí que nascem  aqueles versos tão pessoais – “Tarde triste me recorda outros tempos, que saudade, que saudade.” Angustiada – “O que, que eu estou procurando, no vago aflita olhando?” tantas palavras colhidas ao vento por Maysa, palavras estas que ela transformava em poesia, poesia esta que por sua vez a tornam indecifrável.

Se seu canto era de amor, também poderia ser de paz, assim como se mostrava aflita, angustiada e perdida – “Que somos todos juntos, que estamos todos juntos na busca inútil de sermos separados.” Chego ao fim da minha procura e ainda busco as mesmas palavras para definir Maysa, já disseram muito e quase nada. Pois então seria mais fácil reunir todas as palavras – amor, renascimento, paixão, música, fênix, coração, vida, canto, dor, coragem, felicidade, beleza, intensidade. Se ainda arrisco uma única definição? Furacão Maysa.

3 comentários:

  1. Muiiiiito bom Vitor, belas palavras.. parabénes e vc tem toda razão... É impossível deficir Maysa.Nem o poeta Manuel Bandeira conseguiu em seu poema dedicado a ela....Lindo bjo

    ResponderExcluir
  2. Vitor, desculpa a ignorância, mas o que é "Furacão Maysa"?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rafaela querida!
    Manuella...Digo "Furacão Maysa" pois acho que a única definição á altura deste monstro de mulher, uma única definição "possível".

    ResponderExcluir