16 de julho de 2010

Análise musical: O Estilo Maysa


O estilo Maysa


Dona de um estilo único, personalista, Maysa é o que se pode chamar de um canto singular em toda a história da música brasileira. Além de ser uma compositora extraordinária, autora de clássicos da MPB, Maysa interpretava de maneira muito intimista, emocionante, com toda a voz, sentimento e expressão sendo um dos maiores nomes deste gênero. Um canto gutural, ensejando momentos de tristeza e de grande expressão afetiva, muitas vezes, com uma caracterização altamente dramática. Esse expressionismo imenso, contribuiu para a criação de um estilo próprio – o estilo Maysa – que influenciou toda uma geração musical, principalmente posterior a sua.

É notável sua influência na obra de outras grandes vozes da MPB, como – Ângela Rô Rô, Cazuza, Fafá de Belém, Simone, Leila Pinheiro entre muitos outros. A equipe do blog oficial Maysa, reuniu 8 interpretações maravilhosas e especialíssimas de grandes nomes da música brasileira, cantando músicas que se eternizaram em sua voz, de Ângela Rô Rô á Nana Caymmi – passando por Claudette Soares, Elizeth Cardoso, Alaíde Costa, Cauby Peixoto e Arnaldo Antunes. Para começar, Ângela Rô Rô – uma das maiores vozes atuais da MPB, interpreta "Ouça" de autoria de Maysa, e "Demais" de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, alguns dos maiores sucessos da cantora. Reviva Maysa:

Ângela Rô Rô - "Ouça"


Ângela Rô Rô - "Demais"


A grande Claudette Soares interpreta "O Barquinho"; sucesso de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal na voz de Maysa.


Arnaldo Antunes; um dos melhores representantes da geração musical dos anos 90 interpreta "Meu Mundo Caiu"; de Maysa.


A divina – Elizeth Cardoso dá sua voz á uma sensível interpretação para "Nós"; de Maysa e Julio Medaglia em 1979.


A eterna Alaíde Costa interpreta "Caminhos Cruzados" de Tom Jobim e Newton Mendonça; mais um dos muitos sucessos gravados por Maysa.


Cauby Peixoto, amigo da cantora, interpreta "Bom Dia, Tristeza"; de Adoniran Barbosa e Vinicius de Moraes, música eternizada na voz de Maysa.


Nana Caymmi, uma das maiores vozes femininas da música brasileira interpreta "Tarde Triste" de Maysa, um dos maiores clássicos de sua carreira.



2 comentários: