5 de novembro de 2010

Coluna: Disco da semana

Maysa (ao vivo - 1964)


Local: Boate Au Bon Gourmet
Gravadora: Elenco
Gravado: 1963
Lançado: 1964
Faixas:
1- Demais / I’Ve Got You Under My Skin
· Tom Jobim / Aloysio de Oliveira
· Cole Porter
2- Por Causa de Você (Dolores Duran / Tom Jobim)
3- La Barca (Roberto Cantoral)
4- Bom Dia, Tristeza (Adoniran Barbosa / Vinicius de Moraes)
5- Quem Quiser Encontrar Amor (Carlos Lyra / Geraldo Vandré)
6- Fim de Noite (Chico Feitosa / Ronaldo Bôscoli)
7- O Amor Que Acabou (Chico Feitosa / Luiz Fernando Freire)
8- Dindi (Tom Jobim / Aloysio de Oliveira)
9- Bouquet de Izabel (Sérgio Ricardo)

Análise:
Imperdível, sensacional, maravilhosa, brilhante, inesquecível. Assim foi descrito o show de Maysa na boate Au Bon Gourmet. A histórica temporada de 1963 deixaria muitas saudades, felizmente, o antológico show foi registrado em disco pela gravadora Elenco.

Nos anos 60, a pequenina Elenco de Aloysio de Oliveira, driblando todos os atropelos financeiros, possuía um dos melhores casts entre as gravadoras nacionais da época. Alguns dos nomes estelares eram os de – Nara Leão, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Sérgio Ricardo, Roberto Menescal, Sylvia Telles, Quarteto em Cy e Nana Caymmi – era nitidamente um elenco de Bossa Nova, e o propósito da Elenco não era outro se não este. E ela queria Maysa.

O disco gravado ao vivo durante um dos shows daquela temporada em 1963, trouxe a inconfundível marca estética da gravadora. A capa em tons de branco e preto com ícones vermelhos tornou-se antológica e responsável pelo sucesso do selo. No disco de Maysa, o layout de César Villela captou os expressivos olhos de Maysa no exato momento, em alto contraste – preto e branco – abaixo do seu nome escrito em letras garrafais.

“Todos acham que eu falo demais / e que ando bebendo demais / que essa vida agitada não serve pra nada / andar por aí bar bar.” Ela entrava no palco cantando “Demais” de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, a música antológica tornou-se um prefixo de Maysa. O piano dedilhado por Eumir Deodato (que também respondia pelos arranjos do show e pelo orgão), ainda brincava com o público quando no começo da música, iniciava com a melodia de “Ouça”. Após a marcante interpretação para “Demais”, Maysa emendava uma enlouquecedora versão de “I’ve Got You Under My Skin” de Cole Porter, eternizada na voz de Frank Sinatra. Após a desconcertante interpretação, seguiam-se releituras de grandes sucessos como “Por Causa de Você”, “Bom Dia, Tristeza”, Fim de Noite”, “Dindi” e “Bouquet de Izabel”. Havia também uma versão inédita para o clássico bolero “La Barca” de Roberto Cantoral.

O espetáculo agradou, o público amou e o show marcou época na vida noturna carioca da época. O produtor e diretor da atração – Aloysio de Oliveira – sintetizou as emoções do espetáculo no texto de contracapa do LP:

“Existem poucos artistas que possuem a terceira dimensão. A terceira dimensão é uma força de personalidade que permite ao artista “hipnotizar” o público. Maysa tem essa força. Por isso gravamos um dos seus shows, ao vivo, tal como aconteceu. Um documentário musical desta fabulosa voz, desta fabulosa personalidade, desta fabulosa intérprete que é Maysa”.


4 comentários:

  1. o link saiu do ar, experimenta por os links para download como comentario, assim leva-se mais tempo para sair do ar.

    ResponderExcluir
  2. Ok, Download:
    http://www.4shared.com/file/G-ZeT3G4/Maysa_-_1964.htm

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo, infelizmente, não posso postá-lo novamente.

    ResponderExcluir