29 de novembro de 2010

Televisão: Maysa & Gal no Fantástico (1975)

Maysa & Gal no Fantástico (1975)


Em 1975, o programa Fantástico da Rede Globo, realizou um inédito encontro entre duas emblemáticas cantoras da MPB: Maysa e Gal Costa. O Fantástico naquela época – sob direção de Augusto César Vanucci – era suavemente diferente da atração que vemos hoje na TV aos domingos. A atração dominical criada em 1973, tinha uma verve musical imensa e muito explorada, naquela época o Fantástico apresentava até 3  clipes musicais por programa, além dos memoráveis quadros humorísticos, como o de Chico Anysio. As maiores estrelas da MPB soltaram suas vozes no Fantástico, e Maysa também era presença constante.
No ano de 1975, um desses clipes registrou o histórico encontro entre Maysa e Gal Costa. Era um encontro especial, em que a juventude prostrava-se diante de um mito, de uma diva – Maysa. Naquele momento, Gal Costa representava a jovialidade, e o ineditismo de uma cantora em início de carreira. Ela estava diante de uma Maysa toda vestido de preto, uma verdadeira diva, um mito da música brasileira com quase 20 anos de carreira, que havia marcado toda uma geração.
No clipe se fazia um “troca-troca”, Maysa cantava Gal, e Gal cantava Maysa. Gal começa cantando “Resposta”, (de autoria de Maysa), um dos maiores clássicos da cantora carioca. Maysa fica nitidamente feliz – e encabulada – com a interpretação da amiga para aquela música composta mais de 10 anos antes, e desanda a dar sorrisos como uma criança que experimenta o novo. Em seguida, Maysa interpreta um grande sucesso de Gal – “Coração Vagabundo”, de Caetano Veloso. Ela fica visivelmente emocionada ao interpretar aqueles versos de um amor tão dolorido – “Meu coração de criança, não se cansa de um dia ser tudo o que quer / meu coração é só a lembrança de um luto qualquer de mulher / que passou por meus sonhos sem dizer adeus e fez dos olhos meus um chorar mais sem fim.” Nasce em seu rosto a expressão da angústia e da tristeza que marcaram sua alma, porém, os olhos verdes brilhavam incessantemente, belíssimo.
Ao final, Maysa e Gal ensaiam “Até Quem Sabe?” de João Donato, sob os fartos aplausos da platéia. O vídeo é o único registro de Maysa interpretando a canção de Caetano Veloso. É um encontro histórico entre duas divas da MPB, de um tempo na televisão brasileira que não volta mais. Gal Costa era amiga de Maysa, e sobre ela disse em depoimento muitos anos depois:
"Uma mulher moderna para sua época, uma cantora apaixonada, de talento incomum. Ela está viva na sua obra, na sua perene imagem de mulher-deusa, na sua beleza."


Um comentário: