3 de dezembro de 2010

Coluna: Música da semana

"Resposta"



“Resposta”
Autora: Maysa
LPs: Convite para ouvir Maysa (1956); Ando só numa multidão de amores (1970)

Análise:
“Ninguém pode calar dentro em mim esta chama que não vai passar / é mais forte que eu e não quero dela me afastar.” A “Resposta” de Maysa foi dada em alto e bom som, em forma de música e em compasso de sucesso. “Resposta” é talvez a mais emblemática canção de Maysa, sempre lembrada por sintetizar seu espírito inquieto e libertador “Esta chama que não vai passar”. Ali ela diz a que veio, e talvez já soubesse o mundo que enfrentaria pela frente, por isso logo avisa: “Eu não vou me importar com a maldade de quem nada sabe / e se alguém interessa saber sou bem feliz assim / muito mais do que quem já falou ou vai falar de mim.” Ela nunca se importou com a maldade de quem nada sabe, e assim como está escrito em “Resposta” se fez a vida de Maysa.
“Resposta” é uma canção muito confessional, que na verdade estava a anos-luz da época de seu lançamento. É uma canção moderna, arrojada, e já ali que se vê a grande característica intimista da música de Maysa, “Resposta” chega a parecer um tanto quanto deslocada do conjunto de sua obra (Convite para ouvir Maysa; 1956). Por isso mesmo me estranha muito que tenha obtido tão grande sucesso naquela época. Música da safra do histórico Convite para ouvir Maysa, de 1956, a canção teve grande destaque e projeção no primeiro disco, é inesquecível para qualquer fã de Maysa, e ouvi-la em sua voz é verdadeiro um deleite para a alma. Já no ano seguinte a composição da cantora carioca foi gravada por Dóris Monteiro, e 20 anos depois, também pela esplêndida Ângela Maria.
14 anos após a sua primeira gravação, a composição de Maysa foi lembrada por Maria Bethânia ao ser incluída em seu ousado e antológico espetáculo A Cena Muda, de 1974. Dentro do contexto arriscado, revelador e inquieto do espetáculo a canção de Maysa interpretada por Maria Bethânia tornou-se um clássico e adequou-se perfeitamente dentro do contexto do antológico A Cena Muda. E assim foi feita, a resposta de Maysa foi dada, e ela não se importou com os dizeres de quem nada sabia, pois era muito mais feliz do quem já falou ou ainda vai falar dela.

Um comentário: