22 de dezembro de 2010

Especial: 1 ano de Blog Oficial Maysa (parte 2)

 1 ano de Blog Oficial Maysa (parte 2)


1 ano. Finalmente, 1 ano de Blog Oficial Maysa. Quanto tempo se passou, quantas coisas foram feitas – e escritas – e ao mesmo tempo parece que ainda falta um mundo de Maysa para ser contado.
Mas muita coisa já foi dita, escrita e feita. Um resgate da memória de Maysa neste momento era mais do que necessário, e romper a cortina dos bastidores da vida glamourosa da estrela é meu objetivo. Mas que missão difícil. Pois não é nada fácil recontar a vida de uma das maiores cantoras da história do Brasil, que ao mesmo tempo foi uma das mulheres mais transgressoras, intensas e arrojadas, a passar pela nossa história. Maysa foi isso tudo e mais um pouco, em tudo que fazia – absolutamente tudo – imprimia sentimento e emoção.
Sentimento. Talvez seja esta a palavra perfeita e mais correta para designar todo o trabalho realizado dentre deste primeiro ano. Assim como Maysa, em tudo que escrevi imprimi meus próprios sentimentos e minhas emoções acerca daquilo que era dito. Houve sim um distanciamento, pois ajo como interlocutor e acho que assim deve ser feito, com comprometimento e respeito à memória da homenageada. Mas sinceramente, hoje afirmo com toda certeza que somente com um olhar sincero, de sentimento e afeição, podemos enxergar além da estrela, enxergar a verdadeira mulher além do mito. E isto foi feito.
Realizei meticulosas pesquisas, expus a outra face, contei as glórias e fracassos de Maysa. A sensação é a de que não faltou nada, não houve espaço para meias-verdades ou achismos. Ressaltando sua importância no cenário musical brasileiro, temos novamente a noção da grandiosidade imensa da Maysa cantora. Ao expor suas fragilidades, crenças e confissões, pudemos saber quem foi Maysa – um monstro de mulher, uma personalidade inquieta e apaixonante.
Não há como não se apaixonar por Maysa. Eu logo me assumo como réu confesso, sou completamente apaixonado por ela. Sua voz cálida e intimista, sua beleza lírica e límpida, sua personalidade fulgural, são um convite ao amor e ao encantamento. Assim como o poeta Manuel Bandeira, eu não saberia responder por completo como Maysa me comove, me sacode, me buleversa e me hipnotiza.
Enfim, tudo isto foi o primeiro ano do Blog Oficial Maysa. Gostaria de agradecer imensamente a todos que de alguma forma contribuíram para a montagem e o sucesso deste Blog. Gostaria que soubessem que este site é para mim, como um baú de recordações. Um relicário de lembranças – e histórias – de Maysa. Obrigado a todos, principalmente a Maysa, porque sim, ela de uma forma ou de outra – acredito eu – é a mentora de tudo que acontece ao seu redor.
O Blog é para Maysa, é para mim, é para todos nós!
E agora, a surpresa:

É com imenso prazer que trago a vocês dois vídeos. O primeiro é inédito, uma compilação de cerca de 10 minutos com 3 clipes de Maysa na Série Documentos da TV Bandeirantes em 1975. Cantando – Pot-Pourri: “Demais” / “Meu Mundo Caiu” / “Preciso Aprender a Ser Só”; “Tema de Simone” e “Chão de Estrelas”. Observem o reflexivo pensamento de Maysa no começo do vídeo: “Eu somei muita coisa. Ensinei muita coisa pras outras pessoas, só não ensinei pra mim mesma.” O segundo vídeo mostra uma reportagem do Jornal da Globo  (TV Globo) de 1992,  lembrando os 15 anos da morte de Maysa.


Série Documentos - TV Bandeirantes (1975)


15 anos da morte de Maysa - Jornal da Globo (TV Globo, 1992)

3 comentários:

  1. Querido amigo, és um perfeito cuidador! Em que melhores mãos esta belissíma flor estaria?
    Por ti flui o perfume de Maysa.
    Obrigada e parabens!

    ResponderExcluir
  2. Eliana, mais você consegue se fazer tão querida!
    Eu é que devo dizer obrigado.
    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  3. Vitorrrrrr não tenho palavras para agradecer estes dois presentes que vc nos deus. Amei, amei, amei!!!!!
    Muiiiito obrigada por proporcionar a nós momentos de nostalgia e admiração pelo nossa eterna diva.... Maysa
    Um bjo

    ResponderExcluir