8 de dezembro de 2010

Curiosidades: Maysa e Simone de Oliveira

Maysa e Simone de Oliveira


O blog oficial Maysa, tem hoje o prazer de trazer a vocês, um belo registro do encontro entre duas grandes cantoras –  coincidentemente, de nações diferentes, porém, que compartilham a língua portuguesa, em que engrandeceram suas vozes.
A foto acima mostra Maysa e a grande cançonetista portuguesa (como os patrícios gostam de chamar) – Simone de Oliveira, em 1966. A foto data da época do I Festival Internacional da Canção, em que Maysa defendeu gloriosamente a canção “Dia das Rosas”. A portuguesa Simone de Oliveira, também veio ao Brasil na época para participar do FIC I. Na ocasião, ela foi escolhida pela dama da canção portuguesa Amália Rodrigues (que integrava o júri), para representar Portugal no Festival, com a canção “Começar de Novo” de Davi Mourão Ferreira e Nóbrega e Souza.
Simone se recordaria de Maysa anos depois, como uma mulher bela e simpática, porém melancólica. Foi um rápido encontro “de bastidores”, entre duas grandes cantoras, que não chegou a se concretizar em uma amizade. Mas Simone de Oliveira, parece ter gostado bastante da canção interpretada por Maysa no FIC I, tanto é, que naquele mesmo ano gravou um compacto simples que incluía “Dia das Rosas” de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo (defendida por Maysa no FIC I) e “A Banda” de Chico Buarque, música que havia alcançado grande sucesso no II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record de 1966.
Simone de Oliveira também é atriz de teatro e televisão, mas eternizou-se como uma das mais belas vozes de Portugal, no mesmo hall da eterna cantora Amália Rodrigues – a maior intérprete do fado português. Com mais de 50 anos de carreira, iniciada em 1958, Simone registrou inúmeros sucessos e tornou-se uma das maiores cantoras da história de Portugal.

Agradecimentos; foto: Ricardo Moço

16 comentários:

  1. Que foto linda!!! Maysa está radiante e tão acessível.. saudades!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor, fiquei um pouco afastada do blog, por causa do meu trabalho, mas estou de volta!!!!!
    Amei essa foto, lindaaaaa


    um bjo

    ResponderExcluir
  3. Ola Vitor, parabens pelo seu blog, como você tenho um carinho enorme pela Maysa e fico feliz em poder conhecer um pouco mais dessa mulher linda que conquistou os nossos coraçoes.

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que Maysa e Simone, possivelmente devido a admiração mútua em termos artisticos e afinidade pessoal, já que ambas desafiavam todas as convenções da época, acabaram por se tornar amigas pessoais e nas suas passagens por Lisboa, Maysa queria ter sempre Simone por perto nos seus espetáculos.
    Maysa, para mim é uma das melhores cantoras do Mundo e pelo que eu ouvi muitas vezes de Simone, ela pensa exatamente o mesmo que eu sobre Maysa!
    Recentemente apareceu no Youtube a gravação audio da apresentação de Simone nesse FIC, pode ver nesse link:

    http://www.youtube.com/watch?v=6gGIz9XwBH0&feature=related

    Muito eu gostaria também de escutar "Dias das Rosas" por Maysa nesse show, acredito que seja uma preciosidade!

    ResponderExcluir
  5. Na passada quarta-feira, sendo seu fã, estive num concerto de Simone. Mais um para juntar a tantos a que já fui. A meio do espectáculo, Simone, à capella, canta um medley bastante longo com músicas de Maysa (Eu sei que vou te amar, Dindi, Se todos fossem iguais a você e outra de que não me recordo). Foi, sem dúvida, um dos momentos altos do concerto. Uma interpretação fantástica e uma homenagem bonita.

    ResponderExcluir
  6. Que grandeza Jorge! Muito lindo saber que Simone ainda homenageia Maysa em seus espetáculos. De certo, foi uma amizade muito bonita.

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos da Maysa amei este blog assim que entrei, e vi a nossa famosa cantora portuguesa Simone que está de volta com um novo albúm de canções, mas vim aqui porque também gosto da Maysa, bela cantora brasileira mas bem que podia ser portuguesa. A vida foi vivida sempre em grande extase por isso a morte da Maysa deve ser vivida em extase pelo espolio que ela nos deixou em canções e fotografias. As entrvistas muito mais que audio deviam ser editadas em livro, que saudades! Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Fico honrado que tenhas gostado do blog Ana Claudia Ferreira! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Já agora, mais uma curiosidade. Na fotobiografia de autoria de Rita Olivaes, "Eu, Simone, me confesso — uma conversa", a dada altura Simone diz: "Quando a Maysa Matarazzo veio cá cantar pela primeira vez, lembro-me do Carlos do Carmo dizer: "para ouvir esta mulher, tenho que estar tão bêbado como ela!" e apanhar uma "bezana" daquelas de caixão à cova... A Maysa foi das pessoas mais fascinantes e ao mesmo tempo mais complicadas que eu conheci. Apanhei-a nas fases em que tinha cem quilos, nas fases em que andava na cura dos copos, nas fases em que estava linda e magra e vestida pelo Balmain..."

    ResponderExcluir
  10. Jorge, não tinha dimensão que Simone tinha tanto carinho assim por Maysa, e que a amizade delas foi tão grande. Essa informação que você nos traz é de grande preciosidade. O que Simone disse mais sobre Maysa? Ficaria grato que você comentasse aqui para nós vermos.

    ResponderExcluir
  11. A nossa Simone vai falando da Maysa de vez em quando em livros, entrevistas, etc. No sábado passado, a Simone foi a um programa chamado Herman 2013 (muito parecido com o vosso programa do Jô). A Simone estava a falar de uma relação que teve com um apresentador de televisão durante os anos 60. Para imaginar a dimensão que esse relacionamento teve a Simone era uma das cantoras mais famosas naquela época e o Henrique Mendes era conhecidíssimo porque era apresentador do Telejornal no único canal de televisão que Portugal tinha na altura. O problema é que ele era casado e quando se soube que a Simone e o Henrique tinham um caso foi uma bomba num Portugal fascista. Houve reunião de ministros por causa deles. Ele era muito mulherengo. A Maysa veio a Portugal cantar nessa altura e numa noite virou-se para a Simone e disse-lhe: "Simone, você me empresta o Henrique para esta noite?" A Maysa era casada, se não estou erro, com o Miguel nessa altura. Certo? Como vê a Simone ainda hoje fala e homenageia a Maysa muitas vezes. Quando tiver mais alguma curiosidade, contar-lhe-ei.

    ResponderExcluir
  12. Já agora, um presente para si. Uma canção que Maysa também cantou, cantada pela Simone: http://www.youtube.com/watch?v=14Hm_ZZ1Cwg

    ResponderExcluir
  13. Meu caro Jorge, muito obrigado por estas curiosidades, são boas histórias. Sim, naquela época era 'casada' com o Miguel. Vou aqui pesquisar mais entrevistas de Simone, é muito bem ouvi-la falar de Maysa. E que maravilha de vídeo tu me mandaste, que interpretação mais densa a de Simone para "Três Lágrimas" de Ary Barroso, e como ela está bonita! Imagina quantas imagens de Maysa não deve haver na televisão portuguesa.

    ResponderExcluir
  14. É tão bom partilhar historias. Foi através da Simone que conheci Maysa por isso este diálogo é óptimo. Viu a fotografia que lhe enviei para o email do blog?

    ResponderExcluir