7 de fevereiro de 2011

Coluna: Disco da semana


Tema de Simone


Gravadora: Philips
Ano: 1971
Faixas:
1- Tema de Simone (Maysa)
2- Depois de Tanto Tempo (Nelson Motta / Dory Caymmi)

Análise:
Tema de Simone, foi o último trabalho de Maysa na gravadora Philips, em 1971. A cantora já andava em litígio com a gravadora, desde o incidente envolvendo a gravação da canção “Love Story”, naquele mesmo ano. Porém, ainda pertencia ao catálogo da Phonogram por cláusulas contratuais, e não poderia se desvencilhar da gravadora naquele momento. Não teve papas na língua ao dizer anos mais tarde, que havia sido descaradamente boicotada na gravação do compacto Tema de Simone

Polêmicas à parte, Tema de Simone é um belo e precioso trabalho. Maysa gravou a canção título do compacto – “Tema de Simone” (de sua autoria) – para sua personagem homônima (Simone) na telenovela O Cafona, da TV Globo, em 1971. Curiosamente, a canção não foi incluída no álbum da trilha sonora da novela – a primeira novela global, a ter sua trilha sonora lançada pela Som Livre (SIGLA). Maysa não pertencia ao catálogo da SIGLA, portanto, a canção não poderia ser incluída no álbum de O Cafona.

No Lado A do disco, vinha aquela maravilhosa canção, de autoria de Maysa. Que chegou a causar alguma boa repercussão, mas jamais teve o reconhecimento merecido. É uma canção forte, introspectiva, mas ao mesmo tempo, reveladora, enigmática e muito inteligente – um alerta geral. Sem dúvidas, uma das melhores composições de Maysa. À pedido do autor de O Cafona – Bráulio Pedroso – Maysa pôs música em um de seus poemas mais recentes, para que servisse como tema de sua personagem na novela. Ela gostava tanto da música, que sempre a cantava em seus shows e especiais de televisão; e ainda disse pouco antes de morrer que seu maior desejo era regravar a música em seu próximo disco. Infelizmente, isto nunca aconteceu.

No Lado B do compacto, Maysa gravou a canção “Depois de Tanto Tempo”, de Nelson Motta e Dory Caymmi. Por coincidência, a música também fazia parte da trilha sonora de O Cafona. “Depois de Tanto Tempo”, também é uma bela música que fala sobre a força como se impõe o tempo nas histórias do passado e do presente – “Tempo, tanto tempo, eu já nem lembro já nem sei porque eu vim”.
O compacto de Maysa é um bom disco, as canções tem bons arranjos adequados cada qual à sua respectiva música. ATUALIZANDO: As duas faixas foram incluídas recentemente como bônus na reedição da Universal chamada tons de Maysa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário