28 de fevereiro de 2011

Coluna: Música da semana

"Saudades de Mim"

























Autora: Maysa
LP: Convite para ouvir Maysa Nº 3 (1958)

Análise:
“Ás vezes eu fico cismando / querendo ser tempo, pra tempo me dar / de encontrar qualquer coisa real que me faça sorrir ou mesmo chorar”, era assim, desabafando agonias e velhas amarguras que Maysa cantava uma de suas mais belas canções. “Saudades de Mim”, era uma de suas composições incluídas no comentado LP Convite para ouvir Maysa Nº 3, de 1958, que trazia também, outras letras de autoria da cantora. Mas, de longe, esta era a que mais se destacava. Uma das poucas coisas boas que aquele álbum trazia. Na música, além de grande orquestra, Maysa contou com um maravilhoso acompanhamento de violão.
Era um extenso desabafo em forma de letra, como um grande pedido de socorro, de uma mulher que vivia com grande agonia pulsando no peito. Maysa queria ser tempo – tempo para poder se encontrar. Precisava se encontrar. Precisava de algo que fosse ao menos real, sincero, que lhe desse uma emoção. Seja ela o riso ou o choro.
“Eu já quis bater na saudade / saudades que tenho de mim / de quando achei que saudade fosse rima pra samba assim”, Maysa sentia saudades. Saudades do que foi, do que não foi e do que pensara em ser. Cismando, chorando, gritando, se debulhando em mil pedaços, palavras, sentimentos. Maysa falava sobre saudades, dor, e principalmente – uma grande amargura que carregava no coração.
Se o tempo agisse como remédio, então, ela precisava dele. Precisava de tempo para se curar, amar, pensar. Encontrar a Maysa que estava perdida dentro de sua vida. Por isso, escreveu, praticamente confessando nos últimos versos da canção – “Por isso é que vivo cismando / querendo ser tempo pra tempo me dar / se saudade é querer ficar perto / eu preciso de tempo pra me encontrar”. Brilhante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário