13 de fevereiro de 2010

Coluna: Disco da Semana


Convite Para Ouvir Maysa Nº 2


Gravadora: RGE
Ano: 1958
Faixas:
1-   Meu Mundo Caiu (Maysa)
2-   No Meio Da Noite (J. M. da Costa / Aloysio Figueiredo)
3-   Bronzes e Cristais (Nazareno de Brito / Alcyr Pires Vermelho)
4-   Por Causa de Você (Dolores Duran / Tom Jobim)
5-   Bom Dia Tristeza (Adoniran Barbosa / Vinicius de Moraes)
6-   Felicidade Infeliz (Maysa)
7-   Bouquet de Izabel (Sérgio Ricardo)
8-   Mundo Novo (Maysa)
9-   E a Chuva Parou (Ribamar / Esdras Pereira da Silva / Victor Freire)
10- Caminhos Cruzados (Tom Jobim / Newton Mendonça)
11- Meu Sonho Feliz (Nanai)
12- Diplomacia (Maysa)

Análise:
Convite Para Ouvir Maysa nº 2 é um disco único e absoluto na carreira de Maysa, que lhe podem ser atribuídos vários ‘recordes’: foi o primeiro LP de doze polegadas da cantora, o recordista de vendas e de sucessos, suas músicas eram incessantemente tocadas nas rádios no ano de 1958; através dele, Maysa se tornou a mais bem paga e a maior cantora do Brasil. Era musicalmente irretocável, e até a capa era antológica; foi tirada de uma sessão de fotos de Indalécio Wanderley para a revista O Cruzeiro, a foto marcou época e deixou e terminou por coroar o álbum com um ar ainda mais soberano do que já possuía. Seu carro chefe era "Meu Mundo Caiu", de autoria da própria Maysa, o maior sucesso de sua carreira e uma das músicas mais executada do ano de 1958; definitivamente, um clássico do cancioneiro popular do Brasil. O disco vinha com três composições de Maysa além de "Meu Mundo Caiu", pelo menos duas dessas se tornaram grandes sucessos, são as clássicas "Felicidade Infeliz" e "Diplomacia". Outras interpretações de destaque são "Bronzes e Cristais", "Por Causa de Você" e "Bom Dia, Tristeza", "Bouquet de Izabel" e "Caminhos Cruzados"; todas são versões definitivas. Musicalmente o LP era irretocável, seus sucessos permaneceram meses nas paradas. Troféu Chico Viola por Melhor Disco do Ano de 1958. 

Download

3 comentários:

  1. Parabéns, o trabalho está mulhor a cada dia! VIVA MAYSA!

    ResponderExcluir
  2. Um disco com codinome "Sucesso"

    Meu mundo caiu a expressão da dor de Maysa na forma mais aberta, uma ferida em carne viva "Meu mundo caiu e me fez ficar assim"

    Por causa de você é definitiva na voz da Diva, sem mais discussões...

    Bouquet de Izabel a própria Maysa descendo o decote e indo à luta contra a sociedade machista da época, o Bouquet? Os sonhos da menina pra então se tornar uma mulher.

    Caminhos Cruzado, Diplomacia, Meu sonho feliz e Bom dia tristeza - excelentes vieram pra dar o toque final a um dos melhores discos da cantora.

    Uma grande obra, em contrapartida com o digamos "fiasco" do convite N°3.

    Viva Maysa!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso disco!!! è absolutamente magnífico. Dispensa comentários. Caminhos Cruzados, Por Causa de Você e Bom Dia Tristeza tem um significado enorme pra mim!!! São perfeitamente lindas *-* :) Viva Maysa!

    ResponderExcluir