1 de fevereiro de 2010

Coluna: Música da Semana


Título: "Tarde Triste"
LP: Convite Para Ouvir Maysa (1956)



Canecão Apresenta Maysa (1969 – Ao vivo)



Autora: Maysa
Análise:

A interpretação melancólica e triste de Maysa para um dos maiores clássicos de sua carreira e da MPB nos faz viajar. Nos leva ás nossas tardes ou aos nossos dias também tristes e melancólicos comum a todo ser humano, a música meche muito com os meus, com os nossos sentimentos. Nesse que é o primeiro grande sucesso de Maysa, ela já demonstraria ser a musa da canção intimista com suas interpretações intensas e verdadeiras. "Tarde Triste" faz parte do primeiro LP da cantora, lançado a mais de 50 anos. Exclusivamente com composições suas, o disco marcaria sua estréia na carreira musical e é um verdadeiro marco da MPB por abrigar em uma só safra canções clássicas como a própria "Tarde Triste" e também "Resposta", "Adeus", "Agonia" e outras. A música dessa semana foi o primeiro grande sucesso de Maysa, provavelmente composto em alguma tarde triste melancólica de um período de sua vida, que também meche com os sentimentos de nós ouvintes, dor, sofrimento, tristeza, saudades de um amor perdido!A música também foi registrada numa versão ao vivo no arrebatador show do Canecão. Isso é "Tarde Triste". Viva Maysa!

4 comentários:

  1. "Tarde triste me recorda outros tempos"

    Muito boa essa música, mas acho que junto com "Resposta" ela divide o posto de melhores músicas do disco. Gosto bastante da versão do Canecão que ela canta também "Meu mundo caiu" e "Ouça" com certeza outros dois grandes sucessos.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito deste LP! É aquele que ela diz ao que veio. Tarde Triste é melancolicamente linda. A mim remete não só a um amor perdido, mas a lembranças dos amigos de infância, da amizade sincera, saudade do que era mágico e inocente...

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com você, o significado de Tarde Triste é bem simples: saudades! ''Que saudades, que saudades..'' saudades de tempos que se foram e talvez não voltaram mais, saudades!

    ResponderExcluir
  4. Adoro esta música... é com certeza sobre saudades..."Por onde andará quem amei"
    E com versos amargos sobre a própria vida
    "E eu sozinha... Sofrendo"
    Gosto bastante de "Rindo de Mim". Acho que é a mais triste do álbum.

    ResponderExcluir